jtemplate.ru - free extensions for joomla
A- A A+

Controle de Qualidade

O SAAE coloca em prática e executa o que determina a Portaria N° 2.914 de 12 de dezembro de 2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os padrões de potabilidade de água para consumo humano.

As amostras coletadas diariamente no sistema operado pelo SAAE são analisadas nos laboratórios de controle de processo, físico-químico e microbiológico. Alguns parâmetros de potabilidade são analisados periodicamente em laboratórios externos credenciados e com certificação de qualidade.

Todo monitoramento da qualidade é realizado através de análises, métodos e processos tecnológicos adequados, cumprindo a legislação específica.

O controle de qualidade começa pelos mananciais de abastecimento do SAAE, tanto da sede quanto dos distritos e continua na estação de tratamento. Após deixar a estação de tratamento de água, o SAAE continua acompanhando a trajetória da água nas adutoras, reservatórios e redes de distribuição até chegar aos consumidores.

Nas redes de distribuição, realiza-se diariamente, a coleta de amostras de água em pontos estratégicos e com grandes aglomerados humanos, como pontas de rede, escolas, praças públicas, terminal rodoviário, hospital, creche, asilo, postos de saúde e outras localidades.

As amostras que apresentarem resultados fora dos padrões, são submetidas a novas análises acompanhadas de inspeções sanitárias e a partir dos resultados são tomadas medidas corretivas como descargas no ponto de coleta e outras ações pertinentes para garantir a qualidade da água.

Se forem identificadas pelo SAAE situações que possam colocar em risco a saúde da população referente ao abastecimento, são tomadas providências em caráter emergencial, como a interrupção imediata do fornecimento de água no local afetado, a comunicação e a orientação aos moradores. Assim que o problema detectado for solucionado e forem restabelecidas as condições normais do sistema de abastecimento, são realizadas a limpeza e desinfecção do sistema atingido, com posterior realização de análises para garantir a qualidade da água distribuída.

Mensalmente os dados obtidos nas análises de controle de qualidade são encaminhados para a Gerência Regional de Saúde - GRS e  Secretaria Municipal de Saúde que por meio da Vigilância Sanitária, são responsáveis pela fiscalização do controle de qualidade no município.

Laboratóriode Processo da ETA Análise no Laboratório de Processo da ETA
Laboratório de Processo da ETA Análise no Laboratório de Processo da ETA
Controle de Qualidade Vista Área do Centro de Controle de Qualidade
Controle de Qualidade Vista Área do Centro de Controle de Qualidade
CCQ: Laboratório Físico Químico CCQ: Laboratório de Microbiologia
CCQ: Laboratório Físico Químico CCQ: Laboratório de Microbiologia
Coleta de Amostras na Rede de Distribuição Coleta de Amostras na Rede de Distribuição
Coleta de Amostras na Rede de Distribuição Coleta de Amostras na Rede de Distribuição